Cidade Dutra é um distrito pertencente à subprefeitura da Capela do Socorro, localizado na Região Sul do município de São Paulo, no Brasil.

História

A história do distrito iniciou-se em meados de 1930, quando um grupo de empresários liderados por Luís Romero Samson criou a empresa Auto Estrada S/A. O objetivo era construir uma ligação entre São Paulo e o então município de Santo Amaro, ao qual o distrito de Cidade Dutra fazia parte.

Junto desse objetivo vieram outros projetos que ficaram conhecidos como “Projeto Interlagos”. As avenidas Washington Luís e Interlagos, o Aeroporto de Congonhas e a “Cidade Satélite de Interlagos”, compreendendo hotel, igreja e autódromo, em áreas destinadas para uso residencial, comercial e industrial. A construção da autoestrada para Santo Amaro iniciou-se em 1927 e foi concluída em 1933. O trajeto total tinha 14 quilômetros, começando na Avenida Brigadeiro Luís Antônio até o pedágio na Vila Sophia, próximo à Chácara Flora, e em 1940, foi construída uma variante em direção à represa, que dava acesso exclusivo à Cidade Satélite de Interlagos e ao autódromo, hoje conhecida como Avenida Interlagos.

No início, a distância deixou o bairro isolado, mas foram criadas linhas de ônibus que trouxeram na sua esteira a formação de outros bairros, fazendo da Cidade Dutra um pólo de desenvolvimento do então extremo da Zona Sul de São Paulo. Outros bairros foram surgindo frutos da especulação imobiliária, sem qualquer preocupação urbanística. O comércio começa a se formar em torno dos pontos de parada de ônibus criando pontos de aglomerações que foram aos pouco se expandindo ao longo das vias principais.

Infraestrutura

No distrito, está localizado o Autódromo José Carlos Pacce, também conhecido como Autódromo de Interlagos, onde, desde 1989, acontece o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, além de outras competições de automobilismo. O distrito faz divisa com Pedreira, Grajaú, Parelheiros, Jardim São Luís, Socorro e Campo Grande. É servido de duas estações de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos: Estação Autódromo, localizada a seiscentos metros do Autódromo de Interlagos e a Estação Primavera-Interlagos, localizada no cruzamento da Avenida Presidente João Goulart com a Rua Jequirituba.

Também está localizado, no distrito, o SESC Interlagos, um local de diversão com 500 000 metros quadrados, com quadras, churrasqueiras, piscinas e muito verde e o Clube de Campo de São Paulo, este localizado no bairro de Vila São José. É cortado pela Avenida Senador Teotônio Vilela, sendo esta servida pelo Corredor Parelheiros-Rio Bonito-Santo Amaro, principal acesso da região a Santo Amaro.

A despeito da data histórica de fundação, oficialmente o bairro comemora seu aniversário no dia 24 de janeiro e em 2015 completou 66 anos de vida.

Curiosidades

  • Nos arredores do autódromo de Interlagos, especialmente na região do Jardim Satélite, as ruas foram batizadas com nomes de pilotos, ou de pessoas ligadas diretamente com o Automobilismo, como a Praça Enzo Ferrari, Fundador da Ferrari ou a Rua Justino Nigro, que foi um piloto de carreteiras e preparador de veículos da década de 40.
  • Rubens Barrichello, foi morador do distrito, e bairro homônimo junto com seus pais e avós. Descobriu suas habilidades como piloto, ao fugir de um grupo de menores que tentavam subtrair sua bicicleta.
  • Abriga a Avenida Atlântica, um dos maiores pontos de referência em bares e danceterias da região, às margens da Represa do Guarapiranga.
  • Na apresentação do jogo Gran Turismo 6, é possível visualizar parte do distrito, quando o Kartódromo de Interlagos é apresentado. A região visualizada é a parte norte do Autódromo, na Avenida Interlagos.

Vídeo sobre o bairro da Cidade Dutra

Mapa do bairro da Cidade Dutra